UniSãoPaulo

Dúvidas Frequentes

1 - Estou terminando a Graduação, posso me matricular na Pós-Graduação?
Não, os cursos de Lato Sensu são destinados a candidatos diplomados em cursos de Graduação ou demais cursos superiores. Você poderá se matricular, se tiver a declaração de conclusão de curso superior.

2 - Não sou formado em Psicologia. Se eu fizer uma Pós-Graduação na área posso atuar como Psicólogo?
O que determina a área de atuação é a Graduação. A Pós-Graduação não irá autorizar você a exercer funções que dependam de habilitação através da Graduação. Uma Especialização na área de Psicologia dará a você uma maior compreensão e você poderá aplicar esse conhecimento em qualquer atividade que não exija um diploma em Psicologia, mas não substitui um diploma de Psicologia caso o seu interesse seja trocar de área de atuação. Isso se deve ao fato de que a Especialização enfoca aspectos específicos da área profissional a que se destina, com maior profundidade, enquanto que na Graduação se procura dar uma formação completa.

3 - Estudantes com certificado de cursos Tecnológicos podem fazer uma Pós-Graduação?
Sim, pois os cursos de Tecnologia são cursos de nível superior.

4 - O que é curso de Aperfeiçoamento?
Aperfeiçoamento é uma modalidade de ensino para que profissionais que tenham habilidades específicas possam possuir outras habilidades somadas como formação de atualização.
 
5 - O que é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização)?
São cursos que visam o aprimoramento profissional em uma determinada área, sendo dirigidos prioritariamente ao mercado de trabalho. Conferem certificados de especialistas na área escolhida.
 
6 - Qual é a diferença entre a Pós-Graduação Lato Sensu e a Pós-Graduação Stricto Sensu?
Enquanto os cursos de pós-graduação Lato Sensu (Especialização) visam o aprimoramento profissional em uma determinada área, priorizando o mercado de trabalho, os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrados e Doutorados) visam à pesquisa e a produção científica.
 
7 - Quais as exigências mínimas que um curso de Pós-Graduação Lato Sensu deve obedecer?
Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, conforme legislação vigente, devem ter duração mínima de 360 horas exigindo, para sua conclusão, a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (monografia).

8 - O que é um curso de MBA?
MBA - Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios). Para o CNE - Conselho Nacional de Educação é considerado um curso de especialização na área de Pós-Graduação - Lato sensu.
 
9 - Um MBA é um curso de Mestrado? 
É importante lembrar que MBA não é Mestrado. Não existe o "título de MBA" segundo a legislação brasileira. O nome MBA (Master in Business Administration) é usado no Brasil como um nome de fantasia para cursos na área de gestão empresarial. Os cursos de MBA normalmente têm enfoque mais voltado ao mercado do que acadêmico, com estudos de caso e professores com forte atuação profissional na área em que ministram. Segundo a resolução CNE/CES 001/2001 do MEC, os cursos de MBA devem ser realizados como Pós-Graduação Lato Sensu.
 
10 - Qual a diferença entre um curso de Lato Sensu e um MBA? 
Em termos de legislação, não há diferença. Os cursos de MBA emitem certificados em nível de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu). A diferença está no enfoque dado à execução do curso, pois o MBA é um curso voltado a preparar executivos, e está muito mais voltado à prática empresarial do que à pesquisa científica ou acadêmica.

11 - Qual o curso habilita para dar aulas no Ensino Superior?
A habilitação para o exercício do magistério superior deve ser obtida em programas de Mestrado ou Doutorado. Entretanto, para os estudantes ou egressos de cursos de Lato Sensu, oferecemos os módulos de Didática e Prática do Ensino Superior, para que ingressem no magistério superior como professores de disciplinas específicas das respectivas áreas de conhecimento.

12 - Como eu faço para saber se um curso de Pós-Graduação Lato Sensu é reconhecido pelo MEC?
Os cursos de Pós-Graduação, Nível Lato Sensu, da UNISÃOPAULO em parceria com as Instituições abaixo, atendem ao que preconiza a Resolução nº 1, de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação, D.O.U. de 08/06/07, que estabelece normas para o funcionamento de Cursos de Pós–Graduação.

  • Regulamentação UNICID / UNICSUL:

Universidade Cidade de São Paulo – Reconhecimento pelo MEC através da Portaria Ministerial 1578 de 23 de Outubro de 1992, publicada no Diário Oficial em 26/10/1992.

  • Regulamentação INESP:

Faculdade INESP – Instituição Credenciada pela  Portaria n° 703 de 03 de março de 2005 do ministério da Educação, mantida pela FAPESA – Fundo de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão Educacional.

“Os cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu”, oferecidos por instituições de educação superior devidamente credenciadas, independem de autorização e reconhecimento”. (Resolução CNE/CES nº 1 de 08/07/08)

13 - Os cursos de Pós-Graduação da UNISÃOPAULO na área de psicologia são credenciados pelo CRP (Conselho Regional de Psicologia)?
Não, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UNISÃOPAULO possuem perfil acadêmico, ou seja, são oferecidos por instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), com ele o psicólogo pode atuar em todo território nacional como profissional e docente especialista na área escolhida.
Já os cursos credenciados pelo CRP dão o título profissional de Especialista e comprova que o profissional tem a qualificação necessária para atuar profissionalmente na especialidade escolhida, não se constituindo condição obrigatória para o exercício profissional, sendo assim não possui valor acadêmico ou curricular/profissional. Para habilitar-se ao Título de Especialista e obter o registro no Conselho Federal de Psicologia consulte: http://site.cfp.org.br/

14 - A UNISÃOPAULO oferece bolsa de estudos?
Não. O que oferecemos são descontos nas mensalidades para pagamentos antecipados: 12% de desconto nas mensalidades para pagamento até o dia 05 de cada mês e 6% de desconto nas mensalidades para pagamento até o dia 10 de cada mês.

15 - Como é o processo de seleção e matricula?

  • Preencher o formulário de inscrição pelo site.
  • Efetuar o pagamento do boleto bancário referente a matricula que será enviado automaticamente via e-mail cadastrado.
  • Entregar a documentação indicada nas informações do curso no primeiro dia de aula:

Importante:
a) O aluno só será considerado matriculado após a comprovação do pagamento da taxa de matricula e da entrega dos documentos.
b) A UNISÃOPAULO se reserva o direito de adiar ou cancelar os cursos em caso de número insuficiente de inscritos.
c) Em caso de cancelamento do curso pela UNISÃOPAULO, a taxa de inscrição será devolvida integralmente.

16 - Caso solicite o cancelamento de matricula será devolvido o valor pago referente à taxa de matricula?
Somente se o cancelamento for solicitado formalmente através de correio eletrônico pelo ALUNO até 72 horas antes do início das aulas, será devolvido 70% (setenta por cento) do valor pago.

17 - Se eu desistir do curso há a necessidade de comunicar a Faculdade formalmente? 
Sim. Para isso, o aluno deverá estar em dia com as mensalidades.
A comunicação da desistência do curso deverá ser feita por escrito de próprio punho ou por correspondência eletrônica (e-mail) encaminhado a financeiro@unisaopaulo.com.br com antecedência mínima de 30 (trinta) dias antes do vencimento da próxima parcela a vencer.

18 - Se houver cancelamento de curso, por falta de alunos para formação de turma, será devolvido o valor da taxa de matricula?
Sim, será devolvido o valor integral referente à matrícula.

19 - É possível aproveitar algumas disciplinas já cursadas em outro curso de Pós-Graduação?
Sim. Se o aluno já concluiu outro curso de Pós-Graduação Lato Sensu que obedece aos dispositivos legais ele poderá aproveitar as disciplinas que contenham as mesmas carga horária e ementa. Será necessário encaminhar cópia do histórico escolar do curso realizado para avaliação e aprovação para o e-mail secretaria2@unisaopaulo.com.br.

20 - Como é feita a avaliação nos cursos?
As avaliações das disciplinas serão realizadas a critério do professor responsável pela disciplina, podendo ser:

  • Apresentação de Seminários;
  • Dinâmicas;
  • Estudos de casos;
  • Exercícios em classe;
  • Participação nas aulas;
  • Provas individuais ou em grupo;
  • Trabalhos de pesquisa individual ou em grupo, entre outras.